sábado, 5 de dezembro de 2009

Voz


Voz

Mariah apresentando para o exército americano em 1998.Apesar de já ter declarado na mídia como sendo uma contralto coloratura com whistle register,[53] Mariah Carey atualmente é classificada como soprano dramático coloratura e possui uma alcance vocal impressionante de 5 oitavas regulares(G#2-G#7), usando o whistle register ela alcança notas que estão na sétima oitava, sendo que às vezes é capaz de trabalhar com notas fora de sua tessitura (acima de 5 oitavas), uma vez que já produziu notas como F1 e C8 em algumas de suas performances ao vivo. mas sua marca vocal é cantar em whistle register.

Notas mais baixas: F2 na canção "Sweetheart" do álbum "Rainbow"; G#2 em Demonstraçao de seu alcançe vocal para a Rádio australiana Kiss Fm, em 2008; um A2 na harmonização do Remix de "My All/Stay Awhile", em 1997; um Bb2 na performance da canção "You and I", de Stevie Wonder, em 2002. B2 em God Rest Ye Merry Gentlemen, do álbum Merry Christmas, de 1994 (no trecho Tidings of confort and joy);
Notas mais altas: G#7 em uma performance de Emotions em 1991, no MTV Video Music Awards e também no Arsenio Hall; F7 em "All In Your Mind"; E7 em "I Wish You Well", do álbum E=MC²; Eb7 em "I Want to Know What Love Is" ao vivo no Programa "The View" e um C#7 em "I Wish you Knew".
Nota Mais Longa: 18 segundos em "Lead The Way" do Álbum Glitter, em 2001, 15 segundos Star Spangled Banner e 15 segundos em Never Too Far.
A nota F1 (Fá1) emitida no final da performance de "My All" no Prêmio Nobel de 1997 em homenagem à Diana Ross e o C8 (Dó8) na apresentação de sua banda em Zurique durante a turnê de 2003, foram notas emitidas fora de sua extensão regular, ou seja, mesmo tendo 5 oitavas regulares, Carey já chegou a trabalhar com notas num intervalo de extremos de 6,4 oitavas em perfomances ao vivo.
Mariah, no decorrer de sua carreira, passou por vários estágios de voz. Iniciou a carreira como uma Mezzosoprano dramático, e ultimamente veio a se tornar uma Soprano Dramático Coloratura, com um timbre mais cheio e rouco. Atualmente observa-se uma pequena diferença no volume de sua voz, entretanto os efeitos (graves, agudos e whistles) são os mesmos, porém a qualidade da voz plena é diferenciada. Mas isso lhe proporcionou grandes feitos: passou a atingir graves mais profundos, como em "Somewhere Over The Rainbow", no tributo à Patti LaBelle em 1998, onde impressionou a todos com um grave de contralto profundo no final da apresentação, e mais recentemente, em 2002, com as notas gravíssimas da canção "You and I", no tributo a Stevie Wonder, feito pelo canal Black Entertainment Television (BET), e 2005 em uma versão ao vivo da canção "Vision Of Love" para o mesmo canal ; e também a prolongar notas por mais de 10s, ex: 12s em belting nas canções "We Belong Together" ; 12s na canção "Don't Forget About Us"; 14s na canção "100%"; 14s na canção "Never Too Far" e em "The Star Spangled Banner" - o hino nacional americano (acapella em Daytona); 15s também no hino "The Star Spangled Banner" no Superbowl XXXVI; e finalmente os seus grandes 18s na canção "Lead The Way" (versão em estúdio). Observa-se que nas últimas 5 canções é feito o uso de melisma para manter a nota. Antes, sua marca maior em belting era de 10s, na apresentação da canção "Vanishing", no Tattoo Club, em 1990; e 15s em melisma na canção "Without You", em estúdio.

Fora suas habilidades na música popular, Mariah também demonstra grande talento para o canto lírico, como na canção "All In Your Mind", em que faz firulas (ou melismas) com a voz que lembram a poderosa cantora lírica Erna Sack, na ária "Voices Of Spring"; no filme Procura-se Uma Noiva (The Bachelor), em que vive uma cantora de ópera, canta o trecho de uma ária com a própria voz; em uma apresentação da canção "Hero", ao lado de calouros no Eurobest, Mariah fez uma nota aguda lírica por 12s que arrancou aplausos da platéia; e por último, em 2005, ao lado do cantor americano John Legend, ao interpretar a canção "With You I'm Born Again", faz uma pequena nota.


Fonte:Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem á Mariah Carey em nome de todos os fãs do Brasil