sábado, 5 de dezembro de 2009

Divórcio, nova imagem e recordes: 1997-2000


Divórcio, nova imagem e recordes: 1997-2000
Carey e Tommy Mottola se separaram em 1997. Apesar de manterem a imagem de um casal feliz em público, Carey se sentia emocional e psicologicamente abusada por Tommy, a quem ela sempre descreveu como "um homem muito possessivo".

Ainda em 1997, Carey lançou seu sétimo álbum, Butterfly (considerado pela crítica como o melhor da cantora e um dos maiores álbuns nas categorias POP e R&B americanos). O primeiro compacto daquele álbum, Honey, mostrava em sua letra e vídeo musical, uma imagem bem mais sexy de Mariah, que até então aparecia como "a garota boazinha"[22] nos clipes, o compacto estreou em 1º lugar na Billboard nos formatos POP e R&B, feito jamais alcançado por nenhum outro artista, já que a cantora é a única a ter três canções estreando em primeiro lugar. No mesmo álbum, Mariah coloca outro compacto em primeiro lugar, a balada romântica My All, permanecendo por uma semana em primeiro lugar na Revista Billboard. Com esta marca, Carey bate o recorde de artista contemporânea com mais compactos n°1 nos EUA, ela ultrapassa artistas como Whitney Houston, Michael Jackson e Madonna, além de deter o recorde do maior número de compactos consecutivos a atingirem o primeiro lugar.


Mariah Carey na base aérea americana Edwards, gravando o vídeo musical de "I Still Believe", em dezembro de 1998.Nete ano a cantora começa a desenvolver um projeto para o filme Glitter e escreveu canções para a trilha sonora de MIB - Homens de Preto (1997) e O Grinch (2000). Durante a produção do álbum Butterfly, Carey se envolveu com o jogador de Baseball Derek Jeter. O relacionamento acabou em 1998 com o principal motivo do assédio e interferência da mídia.

Em 1998, Carey lançou seu oitavo álbum - #1's - uma compilação com todos seus compactos que atingiram o primeiro lugar nos EUA (Billboard) até então, e mais algumas novas canções. A crítica elogia Carey dizendo que "poucos artistas podem lançar um disco inteiro de músicas n°1". A colectãnea é o álbum estrangeiro que mais vendeu no Japão: cerca de 3.5 milhões de exemplares.

Entre as novas gravações, destacam-se I Still Believe, (regravação de um sucesso de Brenda K. Starr, com quem Carey trabalhou no passado), e When You Believe, dueto com Whitney Houston, que também foi incluído na trilha sonora do filme de animação O Príncipe do Egito que acabou ganhando o Oscar de Melhor Canção Original. No dia da premiação, Mariah e Whitney interpretaram ao vivo a canção para mais de dois bilhões de telespectadores.

Em 1999, Carey lançou seu nono álbum, Rainbow. Os compactos Heartbreaker (com o rapper Jay-Z) e Thank God I Found You (com Joe e 98 Degrees) chegaram ao número 1 nos EUA, a regravação Against All Odds (Take a Look at Me Now) do cantor Phil Collins fez um grande sucesso em vários países, porém quando outro compacto do mesmo álbum, Crybaby/Can't Take That Away mal chegou ao vigésimo lugar, Carey abriu o jogo e acusou publicamente a Sony/Columbia de não estar promovendo-a como deveria.

A cantora fecha os anos 90 com o maior número de compactos a alcançar o primeiro lugar, foi a única artista a conseguir colocar todos os compactos de apresentação de álbuns de estúdio, no 1.º lugar, também se tornou a maior vendedora da década estreiando dois álbuns de estúdio em primeiro lugar.

Ainda no ano de 1999 devido às grandes vendas de seus álbuns Rainbow, Butterfly e #1's, Mariah recebe da Billboard o prêmio de artista da década, e do World Music Awards, o prêmio de Artista Feminina do Milênio superando em vendas nos Estados Unidos grandes artistas como Madonna, Michael Jackson, Whitney Houston e Celine Dion de acordo com a RIAA. Neste mesmo ano, Carey inicia um relacionamento amoroso com o cantor mexicano Luis Miguel.


Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem á Mariah Carey em nome de todos os fãs do Brasil